Terça-feira, 25 de Maio de 2004

o zombie já viu: spartan

spartan

um filme de david mamet
com val kilmer, derek luke e william h. macy
estados unidos, 2004 imdb

spartan é o título mas também pode ser todo o conceito. porque não existe nada no último filme de david mamet que não seja estritamente essencial. despojado até ao mínimo absoluto, spartan é magnifico na sua eficácia. é uma lição sobre como se devia construir um thriller.

"onde é que está a rapariga?" a pergunta é repetida dezenas de vezes. quem é a rapariga? porque é que o seu paradeiro é tão importante que exija a mobilização em peso do serviço secreto norte americano? as respostas a estas e muitas outras perguntas vão eventualmente surgindo, mas mamet nunca condescende com o seu público. desde o inicio somos atirados para o meio da intriga e não vale a pena esperar que de dez em dez minutos alguém interrompa convenientemente a acção explicando, para beneficio do público, o que raio se está a passar. por isso também não vou dar aqui muitas pistas sobre o enredo. há uma rapariga que desapareceu. há uma operação do serviço secreto para a encontrar. há um agente especial chamado para a investigação (kilmer). onde é que está a rapariga?

a economia narrativa estende-se à perspectiva da história que vemos exclusivamente pelos olhos do personagem de kilmer. nunca sabemos mais do que ele, em geral até sabemos menos. isto, associado à já citada ausência de exposição, poderia ser uma escolha arriscada num thriller político, mas a verdade é que tudo isso funciona a favor do filme. pelo meio há uma mensagem sobre os mecanismos da confiança, sobre o que é a verdade, e esta visão limitada dos acontecimentos estende perfeitamente a paranóia ao espectador.

o filme assenta numa grande interpretação de val kilmer, que nos últimos anos tem parecido sempre estar aquém do seu verdadeiro potencial. mas também com texto tão bom para dizer não admira que um actor se empenhe. permitam-me ser o milésimo tipo a escrever isto: os diálogos de david mamet são do caraças. ninguém escreve como ele.

despido ao ponto de ser quase esquelético, a beleza de spartan reside, principalmente, na simplicidade com que conta uma história complexa. e até parece simples, não é?

(7/10)
jorge
(estreia a 24 de junho)

publicado por jorge às 12:46
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

SAPO Blogs

.subscrever feeds