Terça-feira, 11 de Maio de 2004

o zombie já viu: the day after tomorrow, taking lives e hellboy

o marco é um tipo bem relacionado e já deu uma olhadela a alguns dos blockbusters de verão que estão a caminho e que sem dúvida muitos de vocês aguardam quase tão ansiosamente como eu espero o lançamento de janine loves jenna.

depois de amanhã
the day after tomorrow
um filme de roland emmerich
com dennis quaid, jake gyllenhaal, sela ward e ian holm
estados unidos, 2004

the day after tomorrow não é nem mais nem menos do que aquilo que eu estava à espera. dito de outra forma: a determinada altura do filme, uma personagem necessita de uma injecção de penicilina… o realizador de godzilla e independence day não está com meias medidas e encalha um gigantesco petroleiro nas ruas de nova iorque; petroleiro esse que tem uma farmácia a bordo onde se pode encontrar o minúsculo frasquinho de penicilina… megalómano?... mas há dúvidas? também desconfiei, pelo trailer e pelo elenco, que o dia depois de amanhã talvez fosse melhor que os seus predecessores. e é, mas não me entendam mal; refiro-me simplesmente a uma maior empatia pessoal pelos actores e ao fascínio visual por uma nova iorque pós-apocalíptica.
(4/10)
(estreia a 27 de maio)

isto, meus amigos, é uma boca
taking lives
um filme de d. j. caruso
com angelina jolie, ethan hawke, kiefer sutherland e gena rowlands
estados unidos / canadá, 2004

um serial killer anda a trocar as voltas à polícia da cidade canadiana de montreal. os investigadores andam desnorteados e uma agente especial do fbi é chamada em seu auxílio. há um mais orgulhoso que acha que sozinhos se desenrascavam muito bem. há um falso criminoso, alguns pequenos twists e um grande twist final. ou seja, tem todos os clichés do género, sendo que o pior de todos é a já tradicional colagem ao se7en. na verdade, taking lives até nem é mau de todo, dá conta do recado e ajuda a passar o tempo. O problema é que em nada se destaca dos seus congéneres e já não há paciência para ver o mesmo filme uma vez atrás da outra. seja como for, tem a angelina jolie e quando esta miúda é chamada ao barulho, as coisas só podem ficar melhor; à votação final, acrescentem um ponto adicional por ela.
(4+1/10)
(estreia a 3 de junho)

hellboy
hellboy
um filme de guillermo del toro
com ron perlman, john hurt, selma blair e rupert evans
estados unidos, 2004

nunca li os comics, portanto, vi o filme sem expectativas. além do mais, partilho a ideia de que a obrigação de qualquer realizador é fazer um bom filme; ser ou não ser fiel ao material original é uma questão secundária. dito isto e visto o filme, confesso que saí da sala bem contentinho. tal sentimento não significa necessariamente que hellboy seja um grande filme, mas o gozo que aparenta ter dado a fazer é transmitido a quem o vê. realizador e actores parecem conscientes que o argumento não dá para muito e que as sequências de acção e os efeitos especiais têm prioridade, mas mesmo conformados com este pressuposto, não baixam a guarda, recrutam o humor como aliado e a coisa resulta. ron perlman consegue dar vida a um super-herói vermelho com cauda, dois cornos e uma mão do tamanho de um micro-ondas… acho que merece uma ovação!
(5/10)
(estreia a 10 de junho)
marco

publicado por jorge às 01:51
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 12 de Maio de 2004 às 17:32
dei hoje com o blog http://www.falatura.blogspot.com e fiquei bastante intrigado, como é que eu ainda n tinha tomado conhecimento deste blog? é o problema d estar no blogspot, se estivesse no sapo de certeza q estava no top, para mim é das melhores coisinhas que encontrei nos ultimos meses e por isso n resisti a vir aqui recomendá-lo
abraçosjfk
</a>
(mailto:jfk@hotmail.com)


De Anónimo a 11 de Maio de 2004 às 14:42
Pois, dos outros dois também não espero nada (além de vontade de cortar os pulsos), mas do Hellboy até estou confiante em algo mais do que um 5 em 10.dermot
(http://cinephilus.blogspot.com)
(mailto:cinephilus@mail.pt)


Comentar post