Domingo, 28 de Março de 2004

sessão dupla: rats e spiders

o marco está de volta ao zombie e, pasmem-se as almas, parece que devagarinho se está a passar para o lado negro da força. se há coisa que eu gosto é de uma sessão dupla de filmes com criaturas gigantes, mesmo quando são do tipo que faz doer o cérebro. e garanto-vos que antes de esta acabar vão precisar de uma anestesia.

não sei se é masoquismo ou vício, mas tenho dado por mim a perder horas em frente ao televisor a ver filmes que, no mínimo, provocam queda de cabelo. começou com octopus II - river of fear; seguiram-se rats e spiders - ambos no mesmo dia, numa sessão dupla que ainda hoje não consigo explicar porque aconteceu. Há sempre algo a aprender com os filmes e, com estes em particular, aprendi que há coisas que estão para lá do meu entendimento, nomeadamente, a razão porque os aluguei.

aprendi também um nome: avi lerner, produtor executivo e fundador da nu image. dei uma vista de olhos ao seu currículo, talvez movido pelo desejo inconsciente de saber em que mais posso desperdiçar o meu precioso tempo em frente ao televisor, e descobri uma longa listagem de mais de uma centena de filmes a contar desde 1987. no corrente ano, o saldo da sua conta é de um filme concluído, cinco em pós-produção e um em rodagem (avalanche, fire, earthquake e volcano são alguns dos títulos em questão). O seu longo historial inclui ainda cyborg cop I, II e III, us seals I, II e III, operation delta force I, II, III e V (sim, falta a parte IV, que, presumo eu, o produtor terá declinado por falta de um argumento à altura das suas exigências) e ainda várias cotoveladas - ou pontapés! - a clássicos, desde journey to the center of the earth a masque of the red death e the fall of the house of usher... algo me diz que avi lerner ainda não se apercebeu que o seu nome não se escreve com as mesmas letras que roger corman!... agora que já sabem quem é avi lerner, façam um favor a vocês mesmos e esqueçam o nome. vamos aos filmes que tenho em mãos.

ratazanas
rats (2001)
de tibor takáks, com sara downing e ron perlman

em rats, jennifer (downing) é internada num hospital psiquiátrico depois de uma tentativa de suicídio, mas este local, uma antiga prisão construída sobre uma longa teia de túneis e esgotos, tem mais que se lhe diga do que os próprios casos mentais que alberga. esse segredo assombra o local sob a forma de ratazanas com um gosto particular por carne humana mal-passada, uma delas, pelo menos, com o tamanho de um pastor alemão. jennifer, que também esconde um segredo, desconfia que o desaparecimento de alguns doentes não se explica com a simples transferência para outra instituição a altas horas da noite, mas quem é que num manicómio vai acreditar numa história de ratazanas mutantes?... o resto do filme é o desenvolvimento do cliché que resumi e os efeitos especiais são do piorio, principalmente no que toca às ratazanas inseridas digitalmente... até as personagens animadas de who framed roger rabbit interagiam melhor com os actores. no entanto, lá para o final, uma personagem, para se livrar do colete de forças, tenta cortar o pulso mastigando-o... pensando bem, acho que dá profundidade à personagem fazendo-nos mesmo acreditar na necessidade de tratamento psiquiátrico. mereceu a minha ovação de pé, afinal de contas, nem os mortos-vivos vão tão longe.

(3/10)

jorge: acho que não posso ser muito duro com este filme. foi dos sonos mais repousantes que tive nos últimos meses. (2/10)

aranhas
spiders (2000)
de gary jones, com lana parrilla e josh green

spiders é mais uma produção avi lerner, sobre uma jovem jornalista (parrilla) com uma fixação por histórias de extraterrestres que se vê envolvida num caso que mete ao barulho os serviços secretos, a nasa, o space shuttle, adn alienígena e aranhas. o que acontece é mais ou menos isto (muito rapidamente, porque por esta altura já adivinharam até o final do filme): um grupo de cientistas da nasa conduz uma série de experiências com adn alienígena e aranhas terrestres no espaço (a experiências requerem um ambiente de gravidade zero) e algo corre mal durante uma dessas missões. há umas quantas explosões, perda de contacto com houston e uma das aranhas/cobaias acaba à solta dentro da nave . o vaivém é dado como destruído para o público em geral, mas, na realidade, aterra de emergência numa área de acesso restrito num deserto americano, fazendo uma rasante às cabeças da dita jornalista e respectivos colegas. como os miúdos até são desenrascados, lá conseguem acesso ao complexo e o que é que descobrem? descobrem que estão metidos no que poderia ser um episódio dos x-files produzido por avi lerner. muito sinceramente, spiders é o menos mau dos dois (ou então sou eu... verdade seja dita, à segunda, a minha noção das coisas já não era muita clara). seja como for, há um apelo primário da minha natureza como espectador que não resiste à visão de aranhas mutantes gigantes a sair pela boca das vítimas e a comer tudo o que fica preso nas suas teias de tamanho desmesurado.

(3/10)
marco

jorge: há um momento em que um personagem diz "isto começa a parecer um filme de ficção-científica mau." acho que a honestidade merece ser premiada. (3/10)

publicado por jorge às 17:50
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 25 de Abril de 2004 às 18:01
:)Dooxo
(http://trutassada.blogspot.com)
(mailto:dooxo@libero.it)


De Anónimo a 31 de Março de 2004 às 00:03
Aconselho vivamente "O ataque das lesmas assassinas" (é verídico, existe mesmo!) no seguimento destas belas peças de sétima arte.

(mandei um mail!!!!!!;))O Panda do Havai
(http://www.opandadohavai.blogspot.com)
(mailto:opandadohavai@mail.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

SAPO Blogs

.subscrever feeds