Segunda-feira, 8 de Março de 2004

crítica: american splendor

the ugly american

um filme de shari springer berman e robert pulcini
com paul giamatti, harvey pekar e hope davis
estados unidos, 2003 imdb

esta semana temos nos cinemas uma adaptação de banda-desenhada sobre um herói que não voa, não lança teias nem anda de batmobile. levanta-se todos os dias para ir para o seu trabalho da treta e regressa todos os dias à solidão do seu apartamento deprimente.

harvey pekar é este herói. uma pessoa normal, com um trabalho normal e uma vida normal. nos anos 70 pekar resolveu lidar com a raiva e frustração da sua vida miserável adaptando-a à bd. das filas na caixa do supermercado ao trabalho merdoso de arquivista num hospital. o comic tornou-se um fenómeno de culto no circuito underground e pekar uma celebridade menor. nos vinte anos seguintes harvey continuou a relatar a sua vida nas páginas das revistas de bd, do encontro com a que seria a sua companheira, às suas idas a talk-shows televisivos, à sua luta contra o cancro. mas nunca deixou a sua cleveland natal nem o apartamento deprimente. e reformou-se há pouco tempo após 37 anos a trabalhar no hospital.

american splendor, o filme, cobre os eventos na vida de pekar centrando-se nesses vinte anos e misturando inteligentemente vários níveis de realidade para contar a sua história. paul giamatti interpreta o papel principal mas é o próprio harvey que narra a história, dizendo coisas como "aqui está o tipo que representa o meu papel e que não se parece nada comigo". pelo meio temos ainda entrevistas com os verdadeiros intervenientes, imagens de arquivo, animação, e uma altura em que vemos giamatti e judah friedlander a sair da cena que estão a rodar e a cruzar-se com os personagens que interpretam nos bastidores. este cruzamento entre realidades raramente parece forçado ou gratuito. afinal estamos a ver a história de um homem que se transformou a si a próprio em personagem de ficção. que viveu a sua vida em paralelo nos comics e no mundo real.

é sempre arriscado colocar lado a lado os actores e as pessoas reais que eles interpretam, mas neste caso os realizadores não tinham que se preocupar. a única coisa que isso sublinha aqui é que paul giamatti é harvey pekar, hope davis é joyce brabner e, definitivamente, judah friedlander é toby radloff. tão simples quanto isso. chegam a ser indistinguíveis do artigo genuíno. giamatti é um dos melhores character actors da sua geração e merecia ter sido nomeado para o oscar. alguém se lembra do jude law no cold mountain? eu sei que o filme ainda está em exibição, mas alguém se lembra?

american splendor é um filme sobre um tipo normal, que não parece querer ser mais do que isso, apesar da frustração que a sua normalidade lhe traz. é também um filme sobre um génio, daquela categoria de génios cuja maioria nunca terá qualquer tipo de reconhecimento público, que passam toda a vida na exacta fronteira entre o extra e o ordinário. é um filme verdadeiro sobre uma pessoa verdadeira. e isso vocês não vêm todos os dias.

(7/10)
jorge

publicado por jorge às 12:43
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 8 de Março de 2004 às 23:14
Sim, o Jude Law ainda vai dar muito que falar. Um verdadeiro agraciado pela mão divina do Panda do Havai que num futuro próximo não escapará à inevitável nomeação para um òscar. Até lá contentamo-nos com o que há.
E por falar nisso, o American Splendor promete...O Panda do Havai
(http://www.opandadohavai.blogspot.com)
(mailto:opandadohavai@mail.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

SAPO Blogs

.subscrever feeds