Domingo, 8 de Fevereiro de 2004

crítica: zigzag

o rapaz da loiça

um filme de david s. goyer
com john leguizamo, sam jones III, oliver platt, natasha lyonne e wesley snipes
estados unidos, 2002 imdb

zigzag (jones) tem uma vida lixada. não lhe bastava ter nascido autista, tem um pai agarrado (snipes) que lhe dá porrada, trabalha o dia inteiro a lavar pratos num restaurante cujo dono (platt) é uma besta e o seu único amigo (leguizamo) está a morrer com cancro. pior que tudo isso, zigzag tem 15 anos e ainda nunca ninguém lhe falou dos pássaros e das abelhas.

quando o pai lhe exige 200 dólares de renda para não o pôr fora de casa zigzag recorre à sua extraordinária capacidade para fixar números e rouba 9000 dólares do cofre do patrão. ao saber da história o seu amigo singer decide ajudá-lo a devolver o dinheiro mas o pai já o utilizou para pagar as suas dividas a um agiota. pelo meio há ainda uma puta com um coração de ouro (lyonne), a constatação de zigzag que as mulheres não têm pila, um ex-elemento dos bros, e cenas do puto a andar de bicicleta em slow motion que duram para aí umas quatro horas.

david s. goyer tem feito carreira como argumentista a adaptar banda desenhada, sendo responsável pelos guiões da série blade, do soberbo dark city e do próximo batman. das suas mãos saiu também a adaptação televisiva de nick fury, protagonizada pelo inimitável david hasselhoff, cujos responsáveis, se houvesse justiça no mundo, teriam sido arrastados sobre uma mistura de pregos ferrugentos, cacos de vidro e arame-navalha alemão antes de serem alinhados contra uma parede e fuzilados. zigzag marca a estreia de goyer como realizador e nesse aspecto, apesar de um ou outro momento bem conseguido, revela-se um trabalho sem brilho e pouco inspirado. percebe-se que procurou dar ao filme algum estilo em termos visuais mas a melhor ideia que teve foi pôr o puto a lavar pratos em slow motion. é verdade, estamos na presença de um verdadeiro peckinpah dos lava-loiças.

bom, pelo menos se o tipo ganha a vida como argumentista, o guião deve ser bom certo? vou colocar as coisas desta forma: em termos de verosimilhança esta história está a um passo de se tornar uma novela da tvi. a premissa até é interessante mas o número de improbabilidades e clichés que recheiam o seu desenvolvimento são suficientes para deitar abaixo pelo menos quatro filmes. porque é que o puto tinha de ser deficiente? porque é que o amigo tinha de ter cancro? e a amiga tinha de ser puta? porque é que os autistas nos filmes têm sempre um tipo qualquer de super-poder? onde é que estavam as irmãs ceguinhas separadas à nascença?

o único trunfo que zigzag traz na manga são os actores, que quase conseguem sobreviver ao material. leguizamo, snipes e lyonne estão todos excelentes e oliver platt é divertido, numa performance ridiculamente exagerada. até luke goss (o tal que fez parte dos bros) é devidamente sleazy no papel do agiota gerente do clube de strip. o elo mais fraco aqui é o jovem sam jones cujo desempenho no papel principal se vai tornando progressivamente irritante ao ponto de, quando a certa altura do filme o vemos à beira da estrada a ver passar os carros, ter dado por mim a pensar que o que era fixe era ele ser atropelado.

na capa do dvd de zigzag vem uma citação do über-geek pote de banha harry knowles (aintitcool.com) que o menciona na mesma frase que "melhor do ano". é o tipo de coisa que diz menos sobre o filme do que sobre as opiniões do sobre-excitável sr. knowles.

3/10
(pelo trabalho dos actores e pela presença de abraham benrubi, o verdadeiro e único kubiak)
jorge

publicado por jorge às 12:30
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

SAPO Blogs

.subscrever feeds