Domingo, 8 de Fevereiro de 2004

crítica: the rules of attraction

estas regras não me atraem


um filme de roger avary

com james van der beek, shannyn sossamon e ian somerhalder

estados unidos, 2002
imdb



the rules of attraction é uma adaptação escrita e realizada por roger avary (killing zoe) a partir de um romance de bret easton ellis (american psycho). mistura comédia e drama numa história que lida vagamente com a vida num campus universitário americano durante os anos 90.



sean bateman (van der beek) vende droga, vai a festas e dorme com todas as miúdas que lhe aparecem à frente. no dia em que decide finalmente ir a uma aula encontra lauren hynde (sossamon) que lê livros sobre doenças venéreas como forma de se manter virgem para o namorado de férias na europa. após uma curta conversa sean fica convencido que é ela a autora das cartas de amor anónimas que tem recebido no seu apartado postal. entretanto numa festa conhece paul denton (somerhalder), que é gay e dá saltos na cama em cuecas ao som do "faith" do george michael. a sério. claro que paul quer dormir com sean, que entretanto se está a apaixonar por lauren, que é ex-namorada de paul (de quando ele ainda não era gay, certamente) e lauren começa a pensar que a virgindade não tem tanta piada como tinha antigamente, o namorado está na europa e o sean está ali ao pé. e vão todos a muitas festas e consomem muitas drogas e fodem com toda a gente menos uns com os outros e têm diálogos cool que não querem dizer nada. e a uma dada altura existe uma cena com o james van der beek na sanita a limpar o rabo.



roger avary co-escreveu o pulp fiction com quentin tarantino e este é o seu segundo filme como realizador. depois do miserável killing zoe e disto acho que ficámos a saber quem era o cérebro nessa parceria. à falta de história, e de personagens com os quais o público se preocupe minimamente se vivem ou morrem, avary enche o filme de floreados técnicos de realização e edição que não levam a lado nenhum e que parecem destinados apenas a enfatizar que estamos na presença de um realizador moderno e com onda. com uma visão, como se tornou tão popular dizer nos últimos anos. o filme anda para trás e para a frente (por vezes literalmente com a imagem a recuar no écran) mas nunca chega a lado nenhum. pelo meio safa-se um brilhante resumo das férias de victor (kip pardue) na europa e um split-screen na manhã do encontro entre sean e lauren que, sendo um artificio técnico totalmente inútil ao filme, é inegavelmente sacado com estilo.



os actores fazem o que podem com o material e conseguem pelo menos evitar parecer totalmente ridículos durante a maior parte do filme. os personagens que interpretam são mais finos do que papel e movimentam-se apenas ao sabor dos caprichos estilísticos do filme. e como este é um filme com muita onda, faz questão de lhes atirar com todas as cenas “chocantes” de que se consegue lembrar. vejam o van der beek a cagar! vejam-no a mijar nas calças! vejam o suicídio da miúda da cantina! vejam o ian somerhalder a bater uma! vejam a shannyn sossamon a ter sexo com um gajo que a meio lhe vomita em cima! vejam a imagem a andar para trás! vejam a imagem a andar outra vez para trás! é isso miúdos, este filme está muito à frente! reparem, a ficha técnica também anda para trás!


será possível fazer um filme sobre nada? os personagens de rules of attraction mexem os lábios e emitem sons mas em nenhum momento articulam palavras que mereçam ser ouvidas. quando o filme termina, deixando uma frase cortada a meio, não me podia importar menos com o que ficou por dizer. enquanto a ficha técnica rolava de trás para frente imaginava a minha vida realizada por roger avary. a recuar rapidamente até ao momento em que decidi ver este filme. até a uma altura em que tivesse de volta as duas horas que perdi com ele.



3/10
(pela shannyn sossamon, que se deus existisse seria a mãe dos meus filhos, pelo resumo das férias do victor e pelo cameo do paul williams como médico das urgências)

jorge

publicado por jorge às 11:27
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds