Domingo, 25 de Julho de 2004

crítica: il grande silenzio

silenzio

um filme de sergio corbucci
com jean-louis trintignant, klaus kinski, frank wolff e vonetta mcgee
itália, 1968 imdb
aka the great silence

na pequena cidade de snow hill há bandidos nas montanhas e um grupo de caçadores de recompensas no seu encalço. mas não há nada de heróico nos últimos, e os primeiros são um bando de desgraçados levados ao crime pela fome e pela miséria. há também um oficial corrupto, que controla a cidade, e uma viúva sedenta de vingança que vê num recém-chegado pistoleiro mudo a possibilidade de fazer pagar os responsáveis pela morte do marido.

em il grande silenzio corbucci trocou a lama de django por neve, que cobre tudo e toda gente, e o resultado é uma ruptura ainda mais marcada com a estética do western clássico. fotografada de forma brilhante por silvano ippolito a paisagem montanhosa (os pirinéus em substituição do utah) é, a um tempo, desoladora, cruel, bela e ameaçadora. é a razão, mas também uma metáfora, para o isolamento dos personagens, tão responsável pelo silenzio do título como as cordas vocais cortadas do protagonista.

à beleza formal das composições de ippolito, corbucci junta o seu habitual arsenal de zooms repentinos e filmagens de câmara à mão quase no limiar do cinema documental, a sua crueza estílistica espelhando a violência da acção. e se as imagens são memoráveis e invulgares o mesmo se pode dizer da soberba banda sonora de ennio morricone, que fugido a todos os clichés do género, é capaz de rivalizar com os seu trabalhos mais conhecidos para sergio leone.

jean-louis trintignant interpreta silenzio de forma quase autista, a ausência da voz apenas parcialmente responsável pela sua total incapacidade de se relacionar com o mundo à sua volta. regido por um código moral que apenas lhe permite disparar depois de ser alvejado, é um herói improvável mesmo num género conhecido pela estranheza dos seus (anti) heróis. quando se entrega nos braços da viúva pauline (mcgee), a relação parece despontar menos de afecto genuíno do que do desespero provocado pela solidão a que ambos estão votados. no adversário tigrero klaus kinski tem um dos grandes momentos da sua carreira, carregado de ameaça, e longe dos excessos dramáticos pelos quais ficou conhecido. são duas grandes interpretações, de antagonistas que são também faces opostas da mesma moeda, ambos profissionais que matam por dinheiro.

num género marcado pela ambiguidade moral e pelo pessimismo, os westerns de corbucci são talvez os mais negros e niilistas de todos. aqui o fatalismo parece permear cada fotograma até ao inevitável e deprimente clímax, que fica na memória muito tempo depois do filme terminado. a habitual carga política do trabalho do realizador - o próprio declarou que a maior parte dos seus filmes eram "fábulas proletárias" - está também em evidência, com o político corrupto a utilizar o seu "esquadrão da morte" para controlar a população miserável.

infelizmente o western europeu ainda é visto apenas como uma curiosidade histórica, um género menor incapaz de, com a excepção de leone, produzir obras memoráveis. são a segunda divisão, e quando um é declarado bom parece sempre haver um "apesar de" agarrado à afirmação. podia terminar dizendo que il grande silenzio é um dos mais originais e talvez o mais belo western spaghetti de sempre. mas façam-me um favor e esqueçam a palavra spaghetti na última frase.

(9/10)
jorge

publicado por jorge às 23:29
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

SAPO Blogs

.subscrever feeds