Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2004

o zombie já viu: finding neverland

...

um filme de marc forster
com johnny depp, kate winslet, radha mitchell e julie christie
estados unidos, 2004 imdb

gostei imenso de big fish, de tim burton, mas depois de ver este finding neverland, não posso deixar de pensar que burton fez o filme errado. finding neverland tem tudo para ser um filme de burton, incluindo o que faltou em big fish: johnny depp. quem ficou a ganhar foi o realizador marc forster que com alguma sorte – com este filme não é preciso muita! – se habilita a marcar presença na próxima cerimónia de óscares.

forster já tinha dado nas vistas com o anterior monster's ball, mas é agora com finding neverland que o seu nome começa a ganhar significado. o argumento, da responsabilidade de david magee, surge da adaptação da peça the man who was peter pan, de allan knee. no centro da narrativa está james matthew barrie, de cuja imaginação saiu a peter pan, mas finding neverland não é bem um biopic, porque o filme revela mais sobre o acto de criação da célebre personagem do que sobre o seu autor. mesmo para período de tempo em questão, os factos são adulterados para conveniência narrativa.

tudo começa em 1903, em londres, na noite de estreia da mais recente peça do consagrado dramaturgo escocês j.m. barrie. a peça é um desastre e charles frohman, o dono do teatro, precisa de outra peça para pôr em cena em substituição. barrie não tem trunfos na manga e tem de começar algo a partir do zero. um dia, durante os seus passeios em kensington gardens, barrie trava conhecimento com a família davies, composta pela viúva sylvia e os seus quatro filhos: jack, george, michael e peter.

barrie é casado e a sociedade da época é o que se sabe, mas nada o impede criar uma estanha intimidade não só com sylvia, mas também com quatro rapazes. é desta intimidade, das suas constantes visitas à casa dos davies, dos seus passeios e piqueniques, das suas brincadeiras com os rapazes, que de pormenor em pormenor se começa a construir a peça que o imortalizaria.

finding neverland arranca inseguro e tropeça aqui e acolá, principalmente ao não dar crédito à capacidade de observação do espectador. alguns excessos de exposição visual que dá à imaginação de barrie – exemplo: os davies a sair a voar pela janela do quarto – eram escusados; a familiaridade com a história de peter pan e a soberba interpretação de depp são mais do que suficientes para vermos a realidade pelos olhos de barrie, mas forster cai no óbvio e esfrega-nos na cara o que devia ser a nossa imaginação a ver.

ainda assim, e ainda que seja um filme que quase pisa o risco da lamechice, não deixa de ter a magia das histórias de encantar. de outra forma não poderia ser, afinal de contas, estamos a falar do peter pan... o mínimo que se pedia era que essa aura fosse transversal às duas obras. e não só o é, como o é muito para além do que o mínimo pedido.

(6/10)
marco

publicado por jorge às 23:29
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Anónimo a 25 de Dezembro de 2004 às 15:38
Já tenho os meus melhores alinhados mas tou com vontade de esperar por este porque tenho a sensação que me pode surpreender. Parabéns pelo blog já agora :)Nuno Gonçalves
(http://mulholland-drive.blog-city.com/)
(mailto:mulhollanddrive@netcabo.pt)


De Anónimo a 23 de Dezembro de 2004 às 20:07
Já tinha ouvido dizer que, nos EUA, este filme é um dos preferidos aos Óscares pelos críticos. Estou curiosa para o ver*Conchita
(http://diariodeconchita.blogspot.com/)
(mailto:conchitamarquez@gmail.com)


De Anónimo a 20 de Dezembro de 2004 às 20:47
este filme na minha lista dos "must see" para estas férias... Espero mesmo conseguir ir vê-lo. Depois digo o que achei :)nakamura_michiyo
(http://nakamurasplace.blogspot.com)
(mailto:nakamura_michiyo@sapo.pt)


De Anónimo a 16 de Dezembro de 2004 às 18:32
mas qem é o zombie afinal?

Dhilan
(http://evilmunkin.blogs.sapo.pt)
(mailto:Dhilan_1984@hotmail.com)


De Anónimo a 16 de Dezembro de 2004 às 10:26
Olá.
fiz uma visita ao teu blog. Quando poderes agradecia que visitase o meu. Obrigado
http://opiniaoblog.blogs.sapo.ptP.Santos
</a>
(mailto:Skynet36@sapo.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. o zombie faz hoje anos

. onde raio se meteu o zomb...

. o zombie não é surdo

. prémios lumière

. o zombie já viu: finding ...

. what about you, boy? you ...

. críticas de bolso: teenag...

. larry buchanan 1923-2004

. uma noite com ilsa

. críticas de bolso: night ...

.arquivos

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

SAPO Blogs

.subscrever feeds